Três Estados brasileiros elegem governadores de Anápolis

Goiás não foi o único Estado a eleger um anapolino como governador. Enquanto Goiás escolheu o anapolino Ronaldo Caiado (DEM) para gerir o Estado, Roraima e Mato Grosso também escolherem políticos nascidos em Anápolis, município goiano, para governar pelo próximos quatro anos. São eles Antonio Denarium, do PSL, eleito por Roraima, e Mauro Mendes, do DEM, escolhido para governar o Moto Grosso.

Eleito governador de Roraima no segundo turno destas eleições com 136.612 mil dos votos válidos (53,34%), Antonio Denarium (PSL) nasceu em Anápolis em 1964 e, além de político, é empresário e pecuarista.

Antonio deve ter apoio da maioria dos 24 deputados estaduais eleitos para compor o plenário da Assembleia Legislativa de 2019 a 2023. Entre os 17 partidos que têm cadeiras na Casa, quatro estavam coligados com o candidato do PSL desde o primeiro turno, garantindo assim oito cadeiras para o novo governador.

Já novo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), eleito no primeiro turno, nasceu em Anápolis em 1964 e, além de político, também é empresário. Mauro deve ter apoio da minoria dos deputados, na Assembleia Legislativa (ALMT), a partir de 2019.

Dos 24 parlamentares que vão compor a próxima legislatura, oito já declararam apoio ao político ao eleito, oito oposição e seis em situação neutra. Outros dois ainda não se decidiram.

Além do DEM, que elegeu dois candidatos, a coligação que tinha Mauro Mendes como candidato a governador era composta pelo MDB, PDT, PSD, PHS, PSC e PMN.

Em Goiás, Ronaldo Caiado foi eleito o novo governador

Além de Roraima e Mato Grosso, Goiás também terá um anapolino governando pelos próximos quatro anos. Ronaldo Caiado, do DEM, obteve 1.773,185 votos, o que equivale a 59,73% dos votos válidos.

Caiado nasceu em Anápolis, em 1949, e vem de uma longa e tradicional linhagem de fazendeiros e pecuaristas famosos no Estado. O democrata foi eleito ainda no primeiro turno.

Fonte e Matéria: Dia online


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *