Resultado do Encceja será publicado no dia 12 de novembro

 

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na última terça-feira, 16 de outubro, as datas dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. A pontuação do ensino médio sairá em 12 de novembro, enquanto as notas do ensino fundamental estarão disponíveis em 10 de dezembro.

De acordo com o Inep, o resultado do Encceja ensino médio será publicado em novembro para que os aprovados possam participar de Vestibulares ou ingressar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em relação ao resultado do Encceja ensino fundamental, o Inep informou que a divulgação em dezembro não prejudicará os participantes, já que eles não ingressarão no ensino superior agora.

Serão aprovados no Encceja os candidatos que tiverem 100 pontos em cada área do conhecimento (prova objetiva) – etapa que vai até 200 pontos – e mínimo de cinco pontos na redação (sendo a pontuação máxima 10 pontos).

Se o participante não atingir a pontuação necessária em todas as provas, mas tiver o mínimo em algumas áreas, poderá pedir a declaração de proficiência. Com isso, as disciplinas serão excluídas do próximo Encceja.

Encceja 2018

O Encceja Nacional foi realizado em 5 de agosto. Foram recebidas 1.695.607 inscrições, sendo que 789.484 participantes compareceram ao exame. A etapa aplicada no Brasil teve, ainda, uma edição para privados de liberdade, a qual foi em 18 e 19 de setembro e contou com mais de 80 mil inscritos.

Saiba como é o Encceja Exterior

Brasileiros que moram no exterior também puderam participar do Encceja 2018. As provas foram aplicadas em 16 de setembro na Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

Os privados de liberdade de origem brasileira e que estão na Guiana Francesa (Caiena), Japão (Tóquio) e Turquia (Istambul) participaram do Encceja 2018 de 17 a 28 de setembro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *