Barbudos e poderosos

Oi, gente, mas oi mesmo! Tudo bem? Ter uma barba bonita, aparada, sem falhas é o desejo de muitos homens. A barba é mais que pelos, é um símbolo que varia ao longo da história. Homens de diferentes classes a usaram como característica do seu grupo. Filósofos, poetas, senhores feudais, religiosos, cantores, estrelas do cinema, entre outros a ostentaram.

Hoje em dia, a barba traz um conceito de modernidade e masculinidade. O visual agrada a muitas mulheres. “Os barbudos têm mais cara de homem, são mais sexy e atraentes”, expressa a estudante Yohana Souza. Contudo, ressalta: “Ela precisa ser bem-feita, bem cuidada e estar em harmonia com os dentes.”

paulo vitor barba

Paulo Vitor é formado em administração e é barbeiro por vocação “gosto do que faço”

O barbeiro Paulo Vitor da Silva confirma a tendência. “Antigamente, apenas senhores tradicionais usavam bigode, cavanhaque e barba. De um ano para cá, aumentou a procura, principalmente entre os jovens. Antes eles não cuidavam, deixavam por mais de um mês sem fazer. Hoje, é costume fazer o contorno e apará-la.”

Modelos

Para quem pensa que é só deixar crescer a barba e pronto, está muito enganado. Há vários modelos, um para cada tipo de rosto. Veja alguns:

Barba cerrada: É bem popular e versátil. É uniforme e indicada para homens de rosto quadrado, maxilar grande e traços fortes.

neymar

Muitos artistas a usam, como o ator Chris Hemsworth intérprete de Thor

Cavanhaque:  Mais adequada para rostos retangulares. Ideal para quem não tem muito pelo facial. Esse modelo é ao redor da boca, do queixo e com laterais cerradas.

caue raymond

O ator Cauã Reymond representa esse estilo

Bigode: Ainda que divida opiniões, ele voltou. Uns amam outros odeiam. De acordo com o barbeiro Paulo, os jovens também estão começando a usá-lo.

Livinho-e1495977978325

Um dos propulsores dessa moda é o MC Livinho.

Barba cheia: É o estilo lenhador, mais rústico. Ideal para quem tem o rosto cheio e pelo proeminente. Ela é uma boa opção, já que tem pouco acabamento. Contudo, para ficar legal, a barba tem que crescer por completo.

Henrique da dupla sertaneja

Um exemplo deste modelo é a do cantor sertanejo Henrique

Cuidados necessários

Assim como tomar banho, lavar a barba é essencial. Elas acumulam impurezas do ar e algumas chegam até ficar com mau cheiro por conta da falta de higiene. Quem fuma ou vive em churrascos tem que ter cuidado redobrado. A indústria de cosmético tem acompanhado o interesse dos homens pela beleza e lançou no mercado vários produtos.

O barbeiro Paulo Vitor disse que os produtos deixam a barba mais bonita, sedosa e cheirosa. Um deles é a pomada balm, que alisa e ajuda modelar. É só aplicar um pouco nos fios antes de penteá-los. Ele também recomenda o uso de óleo para barba, a fim de evitar o ressecamento e mantê-la hidratada.

O uso de shampoo e condicionador apropriado também é indicado, já que esses produtos trazem mais benefícios que os convencionais. Após lavar a barba, ou depois do banho,  deve-se secá-la cuidadosamente antes de aplicar o balm ou o óleo.  Além disso, a barba úmida fica suscetível a fungos e bactérias.

Fazendo em casa

pedro

Quando os pelos surgiram Pedro tirava tudo, hoje não abre mão deles

O estudante Pedro Siade Jessen aprendeu a cuidar da própria barba. Ele tem pelos no rosto há três anos e frequentava a barbearia. Entretanto, não gostava do jeito que a aparavam. Então, decidiu comprar uma maquininha. Pedro pagou 100 reais pelo aparelho e, agora, ele mesmo corta e apara sua barba de dois em dois meses. Segundo o estudante, o visual tem agradado. “As meninas falam que fiquei com cara de mais velho, elas gostam”, comenta.

Mas não é todo mundo que tem a sorte de Pedro. Alguns homens não têm pelo na face e recorrem a fórmulas como minoxidil, que contribuem com o crescimento. De acordo com o barbeiro Vitor da Silva, em 80% dos usuários o composto traz bons resultados.

Então gostaram do post, espero que sim! As barbas têm diferentes formas, com áreas mais aparadas e outras maiores e com mais pelos. Descubra o formato que mais te agrada e se joga.

Obrigada por acompanhar o Blog. Um beijo e até o próximo.

Me siga nas redes sociais:

Instagram: @daniellychavess  

Facebook: Danielly Chaves 

Twitter: @danielly_chaves

Veja esses outros posts Homem baixo e a dificuldade para namorar e O sonho de ser jogador

Comentários no Facebook